COMO VOCÊ TEM LIDADO COM SEUS DESEJOS?

13:57 José Luiz 0 Comments



Há uma teoria budista que diz que, assim como o passarinho é feliz porque é livre de desejos, deveríamos nos despojar de tudo para a busca da felicidade. Quem nada deseja, não sofre com a ausência das coisas. O passarinho aparentemente não tem nada, mas, ao mesmo tempo, tem o céu para voar, a imensidão da terra para apreciar. Ele não tem nada, mas tem muito mais que nós. Deveríamos buscar a alegria nas coisas que já temos, e que não são poucas: a família, os amigos, o trabalho, os amores, a vida.

Não digo aqui que não devemos sonhar e desejar o que nos é de direito, por força de nossas ações positivas, nossa luta diária. Mas, devemos ser felizes e ricos com as coisas que o dinheiro é incapaz de comprar e nunca esperar o primeiro milhão para se sentir realizado. Pode ser que ele nunca chegue e, pior, quando chegar certamente vai querer mais, pois a ambição é um sentimento que nunca se sacia. Devemos ser felizes por nós e pelas pessoas que amamos porque elas não merecem nos ter pelos cantos, em cacos, mas sim inteiros, plenos, inspiradores...

O relógio, símbolo maior do tempo, nos conta que as coisas urgem e pedem pressa. Adiar, postergar, lançar para frente nosso direito de ser feliz é autossabotagem, é jogar para perder e viver marcando gol contra. A felicidade não nos é clandestina. Quando vier, deixe-a durar, pois é toda sua!

 A morte é implacável e vem cumprir sua tarefa com mestria. Deixe-a no momento dela, quando tiver de vir, e não precipitemos sua chegada, querendo morrer aos poucos sobrepujado pelas tristezas, pela acidez da ansiedade. A ansiedade, filha da depressão, é um fator tóxico que nos faz sofrer por antecipação. Melhor trabalhar a mente e buscar nos recônditos do ser uma fonte que nos permita ser um pouco mais livres, menos prisioneiros de nós mesmos e de nossos medos. Viver é para hoje!

É isso aí!

0 comentários: