ENFRENTANDO AS CRISES

09:59 José Luiz 0 Comments


 

As crises vão e vem em nossas vidas. Não há meios de escapar delas. É crise nos relacionamentos, no ambiente de trabalho, na vida em geral. Quando nos deparamos com a crise bate logo o desespero, o medo, a vontade de desistir. Sonhamos com uma vida linear, sem alterações, sem percalços, mas isso é impossível. Vão vir as dificuldades, as dúvidas para que rumo seguir e uma inquietação que vai nos incomodar. O grande problema é que geralmente nos acomodamos, ficamos confortáveis onde estamos, não desejando a mudança, até mesmo torcendo para que nunca aconteça de diferente, para não provocar incômodo.

Não precisamos esperar a crise para que possamos mudar, sermos realmente mutantes, seres em transformação. O que faz gestar a pérola é o atrito, a dor, aquilo que provoca desconforto na ostra e ela produz este artefato tão lindo e valioso. Para encontrar o que realmente faz sentido na vida, não precisa esperar a vinda das crises.

Vai ter dia difícil de superar, que vai demorar passar, serão dias de dor, de sofrimento. A perda de alguém, a perda de um emprego, uma mudança de situação qualquer. Sofreremos muito no início, viveremos a dor do luto. Mas, passado o luto é momento, é hora, de ir à luta. Moldar-se, adaptar-se, fazer diferente, jogar o jogo com regras claras e limpas.  Na crise, descobrimos os valorosos homens e mulheres de fibra, aqueles que sabem enfrentar as batalhas, que não se acovardam, que encontram motivos para continuar e que inspiram nossos dias.

Uma crise pode ser irrompida por motivos diversos, mas basta um pequeno motivo para não poder desistir, juntar as ferramentas, as armas que possui e enfrentar. As crises vão chegar e não tem meios de fugir, é preciso coragem para o enfrentamento, para combater o bom combate. Queremos sim, uma vida tranquila, sem transtornos, sem problemas. Mas, nem sempre isso é uma escolha. Os problemas irão acontecer. Fazem parte do tecido da vida.

Quando a noite estiver mais escura, a madrugada estiver mais intensa, é sinal que o dia vem chegando. O sol se esconde todos os dias, apesar de nunca morrer, e volta triunfante todas as manhãs. Tem três tipos de pessoas: aquela que aprende com os próprios erros; aquela que aprende com os erros dos outros; e aquelas que nunca aprendem. Qual somos?

É isso aí!

0 comentários: