LÍDER DE SI MESMO E DE TANTOS OUTROS
Na sua origem, a palavra líder quer dizer aquele que vai à frente, que puxa o comboio, que se coloca adiante, que dá o exemplo e estimula os demais a seguirem juntos. Muitos se acham líderes. Para alguns as funções de liderança caem no colo, ou por força do ego lutam pelos cargos a todo custo, a qualquer preço, para obter algum status. Muitos precisam de cargos para se sentirem importantes, supostamente acima dos outros. A primeira missão de liderança é com a própria vida. Liderar a si mesmo, tomar as melhores decisões, saber se posicionar, não é tarefa das mais fáceis. Muitos, por outro lado, não lideram nem a si mesmo e terceirizam suas existências. Passam o bastão, o leme, para que outros possam decidir por eles. Exercemos a liderança nos lares, nos ambientes de trabalho. Em qualquer função é possível exercer a liderança. E há os que de fato cumprem estas funções apenas por força da atribuição dos cargos que ocupam. Alguns se julgam líderes, mas distam léguas desta definição. Muitos são simplesmente chefes. Líder é um pouco mais complexo. Simplesmente dar ordens e fiscalizar, e lançar mão de um ferrão para oprimir e instigar os outros ao trabalho, pode ter qualquer nome, menos liderança.
Prefiro o líder que convence pelo encantamento que emprega em tudo o que faz, pela paixão devotada na missão. Pelo exemplo de firmeza sim, mas de serenidade e amorosidade no trato com os subordinados, ou, se preferir, colaboradores. Líder é aquele que inspira, que comove, que nos leva a crer na grandeza de nossas tarefas e o que ela nos proporciona e também aos que dependem do exercício de nossas atividades. Quem é líder de fato consegue perceber o valor de cada um, estimula, tira de cada pessoa o melhor que ela pode dar, mas munido com a força do entusiasmo, jamais com o chicote da intolerância e da opressão humilhante. Reconhecer a importância do outro, o valor do outro, não faz a função do líder menor, mas, pelo contrário, demonstra a grandeza da atuação deste líder que não vive apavorado com o medo de outro ocupar o espaço que julga ser dono.
A grande motivação está mesmo dentro das pessoas. O líder apenas faz vir à tona, desperta o valor de cada um, faz brotar as habilidades, talentos e capacidades dos colegas que trabalham junto. O trabalho do líder é algo fundamental, mas para ter um trabalho reconhecido ele depende de todos os outros colaboradores. É uma engrenagem que só funciona com a participação de todos. O grande líder é aquele que consegue criar um ambiente sadio de trabalho, onde as pessoas se sentem no mínimo confortáveis. E que, ao saírem de casa, não sejam acometidos pelo mal da depressão, a ponto de não terem a mínima vontade de irem para o local de trabalho. Um chefe que não atua neste sentido adoece as pessoas. Você que aspira um dia ser um grande líder, não se esqueça de uma regra de ouro: faça da ética sua bandeira principal. Depois, humanize suas relações. E, por último e tão importante quanto, estude. Mas, estude bastante. Aprimore-se, busque conhecimento, vá além, surpreenda.
Líderes são aqueles que transformam o ambiente em que atuam. Fazem sempre o melhor. Não vivem apenas de reclamações ou bajulações falsas. Dá o melhor de si em tudo o que realizam. Não ficam se cercando da falsa ilusão de que tudo está perfeito. Ouça os mais experientes, tenha humildade para reconhecer que necessita dos outros e que nem sempre acerta. Às vezes, é preciso retroceder, dar um passo para trás, para poder avançar dois em tempo futuro. Alie-se à sua equipe, faça com que se sintam engajados, tenham o sentimento de pertencimento. E você só quer pertencer a alguma coisa, onde é bem tratado e valorizado. O líder mantém o equilíbrio, tem sensatez, aceita e assimila as críticas, mesmo nas situações mais adversas. Quem se coloca à disposição para uma função de liderança deve ter coragem e força para suportar as críticas que naturalmente ocorrem. Defeito do líder e se cercar de bajuladores que promovem nuvens à frente das vistas e impedem de enxergam a realidade, o óbvio. Arranjam desculpas para tudo e acham que tudo está perfeito. É preciso ter visão, enxergar mais longe. Não ficar sapateando em volta do próprio corpo sem sair do lugar. É fundamental gastar energia para alavancar a si mesmo, as pessoas e as organizações. Este, sim, é o caminho do sucesso.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário