PROFESSOR

16:41 José Luiz 0 Comments


Sou professor. Destes sonhadores, quase loucos. Minhas armas são o giz, o datashow e o conhecimento, aliado aos exemplos, que posso transferir. A aprendizagem maior sou eu quem tenho o privilégio de absorver. Aprendo a cada olhar, a cada alegria, a cada ansiedade, a cada sonho perseguido, a cada depoimento rico de um aluno. Por mais que tenha ocupado ou venha ocupar cargos e títulos, o que me impulsiona e me faz cheio de orgulho é o título de professor. Nada mais digno. Jamais me envergonharei de minha profissão, minha sina, meu mister. 

Já tem aqueles que só dão valor aos rótulos. Pobres sofredores que jamais saberão compreender o verdadeiro valor das coisas reais. Tudo passa e é preciso compreender o momento de se afastar para, inclusive, poder voltar mais forte. Escolhi o momento de viver novas expectativas. Fui à luta. Vivi intensamente a melhor das batalhas. A vitória pertence aos que se encorajam. Perder é fazer uso da covardia e não se apresentar para a vida. Há alegrias que são temporárias, pois são calcadas na falsidade e desfaçatez e carregadas de segundas intenções. Isso é mau e faz mal. 

Não sei quanto tempo a tempestade há de durar. Só sei que não existe tempestade eterna. Infeliz daquele que sente vergonha do que é ou do que fez. Minha família jamais me acompanhou em um ambiente que pudesse constrangê-la. Sou o professor em qualquer canto, em qualquer dia. Assim será sempre. O professor existe para além de algumas circunstâncias. Seguirei esparramando sementes para poder colher flores na volta.

É isso aí!

0 comentários: