ENTUSIASMAR-SE

16:19 José Luiz 0 Comments


A palavra entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em deus') originalmente significava inspiração ou alguém tomado pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de arrebatamento e alegria. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo contagia, faz com que outras pessoas sintam-se com vontade de superar seus próprios limites, tenham confiança, acreditem em suas potencialidades.  

A vida é feita de recomeços, novas possibilidades. É preciso se deixar embriagar pela vida, fazer dela uma viagem linda. Levar tudo muito a sério é uma chatice. Sorria mais, encante mais, cante mais. Encher-se de entusiasmo para inspirar. Deixar o coração ditar as regras, agir também movido pelo inusitado, pela surpresa, pelo risco calculado de viver a aventura humana. Que não tenhamos vidas normais, banais, sem entusiasmo, tocadas pela mesmice, pela rotina estafante, pela repetição de mesmos gestos e ações. Mudemos os móveis da casa, plantemos mais flores, beijemos ainda mais a pessoa amada, tomemos banho de chuva, namoremos as estrelas. Deixemos rastros de esperança por onde passarmos. Deixemos de estabelecer parcerias com o rancor, a amargura, o desânimo. As coisas tão simples são aquelas que preenchem de sentido a nossa vida. Parodiando Nelson Cavaquinho digo que “tirem sua amargura do caminho, que eu quero passar com meu sorriso”.

De cada dia, tirar uma lição; de cada dia, arranjar um motivo para acordar no outro dia. Guimarães Rosa disse que “o correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza.”

Como propôs o poeta Gil que consigamos amarrar o nosso arado nas estrelas, sabendo que para ter sucesso é seguir de queda em queda, sem perder o entusiasmo e a fé, pois a morte da pessoa tem início no dia em que ela perde o entusiasmo e o sentido de sua existência. O tempo vai passar, as rugas vão chegar, mas que as rugas nunca atinjam nossas almas. A melancolia, a tristeza, é nosso entusiasmo doente. Tratemos destes males com o sorriso nosso e com a alegria do outro.

É isso aí!

0 comentários: