ATRAVESSANDO...

18:22 José Luiz 0 Comments




A palavra perseverança significa determinação, persistência. A pessoa perseverante tem constância nas ações, não desanima facilmente, nem se entrega aos primeiros fracassos. Onde há um desejo, uma vontade, há um caminho, uma perspectiva a ser trilhada, uma rota a ser cumprida, uma meta a ser alcançada. De nada adianta a força e o talento, se não houver a perseverança e o firme propósito de produzir alguma coisa. Há pessoas que diante do menor percalço já se entregam e não conseguem ir adiante. E há aqueles que firmam os pés naquilo que acreditam e não desistem. São conscientes das dificuldades, mas nem por isso abandonam seu destino, seu sonho.

Perseverar em tempos rudes, num período tão difícil, é urgente e necessário. O mundo precisa de gente que não esmoreça facilmente, que supere os obstáculos, que, apesar de tudo parecer conspirar contrário, vai assim mesmo. Todos queremos levar uma vida branda, em solo fértil, em mansas paragens, e produzir bons frutos, como se fosse possível não haver intempéries. Isso não acontece como obra do acaso. É resultado de muito esforço e dedicação. De perseverança, de preparar a terra, fertilizar o solo, fazer parceria com o sol e a chuva. E a semente para virar flor e fruto, passa pelas agruras do tempo.

Todo esforço é penoso, é cansativo. Por isso, muitas vezes, vem o desânimo, o medo da mudança. Mas, é preciso perseverar. O progresso só vem se nos colocamos a caminhar. É simples querer uma vida calcada na mediocridade, numa vida mais ou menos, sermos pessoas que se contentam com a zona de conforto e não avançamos. Não temos o direito de matar nossos sonhos pelas armas do marasmo e da falta de entusiasmo. O que não devemos é perseverar no que é ruim, nos erros, nos vícios, na ausência de bondade.

O espírito humano é feito para grandes coisas, grandes obras. Apequenar-se perante as dificuldades não é digno da nossa condição humana, de nosso papel de criatura, imagem e semelhança de deus. É importante manter os olhos, o coração, e as ações naquilo que pretende alcançar. Se no caminho, encontramos o muro, e é certo que encontraremos tantos, se não der para pular, estudemos o melhor jeito de passar do lado de lá, para dar a volta, andar mais um pouco, mas nunca desanimar. A tenacidade e perspicácia nos levarão mais longe. Imagine que mesmo assim, acreditemos não ter alcançado os objetivos, assim mesmo seremos vitoriosos, por termos empreendido os melhores esforços. Melhor tentar e não conseguir, do que viver frustrado por nunca sequer ter tentado. Jamais ter tido uma queda não é mérito. Levantar-se com hombridade e seguir, mesmo machucado, é a grande qualidade da pessoa. Já disse o sábio: “transportai todos os dias um tanto de terra, em um tempo terás uma montanha”.

É isso aí!

0 comentários: