CORAGEM
Coragem é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar do medo. O contrário da coragem não é o medo. O contrário da coragem é a covardia. O medo pode ser considerado uma forma de autopreservação, de compreender os próprios limites, de respeitar as situações, medir os passos, questionar-se, saber o valor de ir além daquilo que o medo parece impedir. Aquele que vence o medo, supera-se a si mesmo, motiva-se a ir mais longe, enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa caso as consequências sejam piores ou não. O medo pode até ser constante, mas o impulso da coragem o leva adiante.
Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que se postam à sua frente, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida; é a firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. Pode-se abster e não pretender se envolver ou enfrentar e seguir adiante. Tem pessoas que temem inclusive o sucesso, possuem medo das responsabilidades que certamente virão diante de novos desafios superados. Viver é um ato de responsabilidade. Tomamos decisões o tempo todo, por mais que pretendamos terceirizar a vida, o verdadeiro responsável por ela é a gente mesmo. Assim, se a vida não é fácil, só nos resta ser mais fortes. Se tiver medo, vai com medo mesmo. A coragem e a fé nos sustentarão.
Nenhuma conquista vem fruto do acaso. É preciso, nesta vida, estar pronto para se apresentar, dar o primeiro passo, é preciso decidir, pois sem o risco da tentativa nada acontecerá. Estacionamos no tempo, impávidos colossos que nunca saem do lugar. A luta traz feridas, traz dor. Certamente, irão se cicatrizar. Se escolher não correr o risco de suportar as feridas, é uma opção. As feridas com o tempo se curam, as oportunidades, de repente, podem nunca mais voltar. Um pássaro quando arrisca o primeiro voo, treme de medo, e as asas batem cambaleantes. Mas, mesmo assim, vencem os temores, enchem o coração de coragem e voam, voam, voam... É melhor tentar e não conseguir concretizar o que planejou, do que se arrepender eternamente por simplesmente nem ter tentado.
Esperar que as coisas aconteçam por si só, é omissão. Se queremos que os sonhos virem realidade, é preciso ir até lá, fazê-los acontecer. Nada cai do céu, pronto e acabado. Tudo é fruto de nossa dedicação e coragem. Troquemos o medo de perder pela vontade de vencer. Tudo o que queremos reside do outro lado do medo. Vivemos a arranjar desculpas para desistir, para não fazer, para justificar o desânimo. É maravilhoso encontrar motivos que justifiquem nossa linda aventura humana. Para se ter história, é preciso vencer o medo e ser parceiro da coragem. Não tenhamos vidas pela metade. Sejamos inteiros em tudo o que nos propomos a fazer.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário