APENAS DIFERENTE

12:18 José Luiz 0 Comments

Foto: Alexandre de Paula

A palavra humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Os humildes não são os passivos; são os pacíficos, os construtores da paz. A humildade esta relacionada com a simplicidade, levando-se em conta que humildade não é sentimento de silêncio. Nem sempre alguém calado, silencioso, é humilde. De repente, reside dentro de uma pessoa quieta, introspectiva, um ser cheio de más intenções. Talvez, uma pessoa comunicativa, expansiva, seja alguém repleto de humildade. Por outro lado, alguém extremamente cordial, simpático, pode não ser humilde. Tem uma bondade aparente, porém o coração dita outras normas. Só quem convive conhece. O humilde, quase sempre é amável, gentil, porque faz parte de sua natureza. A pessoa humilde reconhece os próprios erros, percebe-se falho a ponto de corrigi-los. Só os corrige, porque os percebe.

Humildade, por mais que pareça, não é modéstia. Modéstia é não se deixar levar pelo exibicionismo, é saber enxergar e ponderar sobre seus dons, não tentar sobrepujar os demais,  nem sentir-se acima dos outros. Bem-aventurados os humildes porque herdarão a terra. Bem-aventurados os humildes e mansos de coração. Ser humilde não é se deixar subjugar, nem se rebaixar perante ninguém. O humilde também se posiciona, também se move pelo poder da indignação, porém o humilde prefere construir a destruir. Prefere colaborar a ignorar a necessidade do outro.

A pessoa humilde sabe calar, sabe silenciar se for preciso. Geralmente não se deixa contaminar pela ira de alguém. Sabe bem que a raiva, a inveja, o sentimento ruim que alguém sente não pertence a ela, mas sim a quem o sente. Ghandi, magnífico líder indiano, disse que o dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens. Quer saber o quanto você é rico? Procure ver quantas coisas preenchem sua vida e que o dinheiro não seria capaz de comprar. Ser humilde não é se sentir menor que ninguém, muito menos se fazer maltrapilho. Ser humilde é justamente saber que não é mais que ninguém.

O humilde sabe inclusive que tem hora que é preciso se afastar para permitir que haja espaço para o outro brilhar. Até mesmo o sol se recolhe para deixar a lua entrar em cena. É preciso ser humilde para admitir os erros, inteligente para aprender com eles e maduro o suficiente para corrigi-los. Enfim, a humildade não te faz melhor que ninguém, apenas diferente.

É isso aí!

0 comentários: